Notícia

34º Enafit – Tribuna Livre

Clique na imagem para ver todas as fotos

As participações da Tribuna Livre neste 34º Enafit, no dia 9 de novembro, foram, de forma geral, direcionadas ao agradecimento à Comissão Organizadora e, especialmente, aos Auditores-Fiscais do Trabalho do Rio de Janeiro pela realização do Encontro. Ivanema Albuquerque e Pedro Paulo Martins, diretamente envolvidos com a organização, agradeceram a participação dos colegas de todo o país.

Roberto Miguel e Vera Jatobá destacaram a organização do Encontro em condições adversas, paralela à Campanha Salarial da categoria, que se desenvolve de forma conturbada devido ao não cumprimento do acordo. Vera afirmou que os temas tratados são agudos e graves e ajudam muito na reflexão profunda das atribuições da carreira e na construção política do Sinait.

Roberto convidou a refletir sobre formas para atrair maior participação da categoria a este espaço privilegiado para a discussão. Ele disse, ainda, que a categoria precisa mudar a ideia do que seja um Sindicato. Segundo o Auditor-Fiscal, muita gente espera que o Sindicato resolva tudo, esquecendo-se de que o Sinait se faz da soma da entidade com a categoria, em movimento conjunto. Todos devem participar para potencializar o esforço feito pela diretoria.

Ítalo Mannarino reforçou a ideia de que o Sindicato é o conjunto da categoria e está aberto ao diálogo para o crescimento. Lembrou que os opositores não são inimigos, mas sim, amigos leais.

José Antônio Pastoriza Fontoura prestou homenagem aos Auditores-Fiscais que entregaram seus cargos por orientação do Comando Nacional de Mobilização, como estratégia de pressão sobre o governo para o cumprimento do acordo. Ele lembrou que ele próprio, quando foi Coordenador da Fiscalização, entregou seu cargo ao receber a negativa da valorização dos Auditores-Fiscais da área de segurança e saúde sob a alegação de que o aumento das multas poderia causar problemas políticos ao ministro da época.

Fahid, com sua forma peculiar, recorreu a versos de Cartola e Noel Rosa para incentivar a superação da dor com a esperança e para apelar ao Sinait por uma maior aproximação com as entidades estaduais.

João Carlos Braga elogiou a participação da deputada federal Cristiane Brasil na programação do Encontro, por ser ela uma especialista em questões do trabalho e parceira da fiscalização. Também elogiou o lançamento da Revista do Safiteba e o debate realizado com universitários, sugerindo que a categoria utilize com maior frequência este espaço para divulgar a Auditoria-Fiscal do Trabalho. Afirmou que participa do Encontro pela primeira vez e acredita que o evento deva ser reformulado para trazer situações de debate ao enfrentamento dos problemas vivenciados pela categoria.