Notícia

Segundo dia de Enafit terá VIII Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho

Clique na imagem para ver todas as fotos

O 34º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, que será realizado no período de 6 a 9 de novembro, no Rio de Janeiro, terá uma programação técnica bastante diversificada. Com o tema “Trabalho digno e seguro: compromisso da Auditoria-Fiscal do Trabalho”, o evento vai reunir Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, além de autoridades e especialistas do mundo do trabalho.

A exemplo da programação de segunda-feira, 7, a terça-feira, 8, terá grandes debates, começando com o painel “Trabalho escravo e Trabalho infantil: terrorismo social”, a partir das 8h30. O tema será abordado pelas Auditoras-Fiscais do Trabalho Márcia Albernaz de Miranda, do Rio de Janeiro, e Marinalva Dantas, do Rio Grande do Norte, recém nomeada para o cargo de chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho, e pelo padre Ricardo Rezende, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do Movimento Humanos Direitos - MHUD.

Ainda pela manhã, será apresentado o “Estudo de Caso do Rio de Janeiro (RJ) – Trabalhadores do transporte rodoviário urbano de passageiros: dignidade e segurança, metas da Auditoria-Fiscal do Trabalho”. O Estudo será tratado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho do Rio de Janeiro Jorge Oliveira Mendes e Raul Capparelli Brasil.

À tarde será realizada a VIII Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, que vai tratar da “Migração de trabalhadores e a Inspeção do Trabalho: panorama nos países do Mercosul e na Espanha”, a partir das 14h. Os palestrantes são Peter Poschen, diretor da OIT, Rosa Isabel San José Blanco, presidente do Sindicato dos Inspetores do Trabalho da Espanha, Francisco Luís Lima, Auditor-Fiscal do Trabalho do Piauí e diretor de Relações Internacionais do Sinait, e Sérgio Voltolini, presidente da Confederação Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, Inspetor do Trabalho no Uruguai.

Neste mesmo dia, os participantes do 34º Enafit discutirão os “Acidentes de trabalho graves e fatais: a terceirização é a principal responsável”, das 16h30 às 18h30. Quem trata do tema é a Auditora-Fiscal do Trabalho Simone Holmes, de Pernambuco, e Fernando Maciel, procurador do Ministério Público do Trabalho.

O 34º Enafit será no Hotel Windsor Atlântica. A Sessão Solene de abertura acontecerá no tradicional Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na noite de domingo, 6.

Para quem quiser participar do 34° Enafit ainda está em tempo de fazer a inscrição no site do Encontro.

Outras matérias sobre a programação do evento serão divulgadas ao longo da semana.