Notícia

Primeiro dia do 34º Enafit abordará temas sobre Direitos Humanos

Clique na imagem para ver todas as fotos

Evento receberá autoridades e especialistas do mundo do trabalho para tratar assuntos relevantes para a categoria e para a defesa dos trabalhadores brasileiros

O 34º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho - Enafit começa no dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro, com uma programação mais enxuta – mas não menos importante – e diversificada que a das edições anteriores. Este ano, o Encontro terá duração de 3 dias e em debate estarão temas relevantes para a categoria e para a defesa dos trabalhadores brasileiros, oportunos para serem aprofundados neste momento de transformações pelas quais o país está passando.

Com o tema “Trabalho digno e seguro: compromisso da Auditoria-Fiscal do Trabalho”, o evento vai reunir Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, além de autoridades e especialistas do mundo do trabalho.

A Sessão Solene de abertura, no tradicional Clube Monte Líbano, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, será na noite de domingo, 6. Já as conferências, paineis,  palestras e debates ocorrerão no Hotel Windsor Atlântica, de 7 a 9 de novembro.

A Conferência de Abertura, na segunda-feira, 7, será proferida pelo juiz Roberto de Figueiredo Caldas, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O magistrado vai abordar a “Aplicação e Interpretação da Convenção Americana de Direitos Humanos”.

Também na segunda-feira, os Auditores-Fiscais terão um encontro com a secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, a partir das 9h45.

Depois é a vez dos enafitianos terem um encontro com a Diretoria Executiva Nacional - DEN do Sinait para tratar da política salarial da categoria, repercussões da nova modalidade de remuneração e de interferências externas na fiscalização.

Na tarde de segunda-feira um painel especial terá como tema o “Trabalho Digno e Seguro: uma questão de direitos Humanos”. Além do presidente do Sinait, Carlos Silva, participam o senador Paulo Paim (PT/RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado – CDH, Germano Silveira de Siqueira, presidente da Associação Nacional dos Juízes do Trabalho – Anamatra e Ângelo Fabiano Farias da Costa, presidente da Associação Nacional dos procuradores do Trabalho – ANPT.

Das 16h30 às 18h30 está previsto o painel “Trabalho Parlamentar em defesa do Fisco para garantia dos Direitos Sociais” com parlamentares federais do Rio de Janeiro. Participam também desta atividade o deputado federal e Auditor-Fiscal do Trabalho Lelo Coimbra (PMDB/ES); Antônio Augusto de Queiroz - analista político e diretor do Diap; Carlos Cardoso Filho - presidente da Fenafim; Manoel Isidro dos Santos Neto - presidente da Fenafisco; Rudinei Santos Marques - presidente do Fonacate e representantes do Mosap; além de Carlos Silva - presidente do Sinait.

Inscreva-se! Ainda é tempo. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Enafit.

Aguarde outras matérias sobre a programação do 34º Encontro.