Notícia

34º Enafit: Programação técnica está concluída

Clique na imagem para ver todas as fotos

Palestrantes estão sendo convidados e em breve o Sinait divulgará todos os nomes; sessão solene de abertura será no tradicional Clube Monte Líbano   

A Comissão Organizadora do 34º Enafit divulgou nesta quinta-feira (30) uma prévia da programação técnica do evento que será realizado no Rio de Janeiro, no período de 6 a 9 de novembro, no Hotel Windsor Atlântica. A Sessão Solene de abertura acontecerá no tradicional Clube Monte Líbano, na Lagoa, na noite de domingo (6).

Com o tema “Trabalho digno e seguro: compromisso da Auditoria Fiscal do Trabalho”, o evento vai reunir Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, além de autoridades e especialistas do mundo do trabalho. 

Na segunda-feira (7) os Auditores-Fiscais terão um encontro com a Secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, a partir das 8h30.

Depois é a vez dos enafitianos terem um Encontro com  Diretoria Executiva do Sinait para tratar da política salarial da categoria; repercussões da nova modalidade de remuneração e interferências externas na fiscalização.

Na tarde de segunda-feira, será realizado o painel de abertura, que terá como tema o “Trabalho escravo e Trabalho infantil: terrorismo social”, a partir das 14h. O “Trabalho parlamentar em defesa do Fisco para garantia dos Direitos Sociais” também será tratado neste dia.

Na terça-feira (8), pela manhã, os participantes terão o Painel Especial do 34º Enafit  sobre “Trabalho digno e seguro: uma questão de Direitos Humanos”. Ainda pela manhã, será apresentado o “Estudo de Caso do Rio de Janeiro (RJ) – Trabalhadores do transporte rodoviário urbano de passageiros: dignidade e segurança, metas da Auditoria-Fiscal do Trabalho”.

No período da tarde será realizada a VIII Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, que vai tratar da “Migração de trabalhadores e a Inspeção do Trabalho: panorama nos países do Mercosul e na Espanha”, a partir das 14h.

Neste mesmo dia, os participantes do 34º Enafit discutirão os “Acidentes de trabalho graves e fatais: a terceirização é a principal responsável”, das 16h30 às 18h30.

Na quarta-feira (9), último dia do encontro, será apresentado, das 8h30 às 10h30, o painel “Auditor-Fiscal do Trabalho – Autoridade Tributária: FGTS; Contribuição Social; Contribuição Sindical e Contribuições Sociais Previdenciárias”.

“Auditor-Fiscal do Trabalho – Autoridade Trabalhista: Embargo, Interdição e Imposição de multas” será o tema do último painel do encontro.

No restante da tarde, a partir das 14h serão realizadas a Tribuna Livre e   Sessão Plenária com apresentação, discussão e votação de Moções e Proposições.

O evento se encerrará com a aprovação da Carta do Rio, e a Indicação do local o 35º ENAFIT.

Clique aqui para conferir a íntegra da programação com detalhes sobre o credenciamento e a Sessão Solene de Abertura do 34º Enafit.

Palestrantes - Os palestrantes estão sendo convidados e em breve o Sinait divulgará todos os nomes. Até o momento, já estão confirmadas as participações do senador Paulo Paim (PT/RS), que pela primeira vez prestigiará o evento, integrando o Painel Especial sobre Direitos Humanos; do analista político Antônio Augusto de Queiroz; do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anama), o juiz Germano Silveira de Siqueira e do presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado ( Fonacate), Rudinei Marques, entre outros.

Clique aqui para conferir a íntegra da programação com detalhes sobre o credenciamento e a sessão solene de abertura do encontro.