Notícia

37º Enafit começa neste domingo com a 2ª Corrida contra a Escravidão

Clique na imagem para ver todas as fotos

Por Nilza Murari

O 37º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit este ano começa mais cedo, na manhã de 17 de novembro, domingo, às 7 horas, com a segunda edição da Corrida contra a Escravidão. Cerca de 600 pessoas participam do evento esportivo criado pelo SINAIT para chamar a atenção da sociedade para a escravidão moderna, que persiste sob uma roupagem diferente mesmo depois de 131 anos da Abolição da Escravatura no Brasil.

A corrida será no Parque da Sementeira, em Aracaju (SE), com concentração a partir das 6h30. Participam Auditores-Fiscais do Trabalho e público em geral. Os inscritos participam em três categorias – caminhada de 2,5 Km, corrida de 5 Km e 10 Km. A organização do evento é da Conceito Soluções Esportivas.

Desde 1995, quando foi criado o Grupo Especial de Fiscalização Móvel, ou simplesmente Grupo Móvel, para fazer o combate a essa prática, mais de 54 mil pessoas foram resgatadas da escravidão contemporânea. O crime de submeter alguém ao trabalho análogo ao escravo é previsto no artigo 149 do Código Penal Brasileiro. O Grupo Móvel é coordenado por Auditores-Fiscais do Trabalho e integrado por procuradores do Trabalho, defensores públicos, advogados da União, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, conforme a necessidade e característica da ação fiscal.

No local da concentração haverá uma exposição de fotos que contam um pouco da história do combate à escravidão feito pelos Auditores-Fiscais do Trabalho desde 1995. É uma mostra do quotidiano da fiscalização, das várias situações enfrentadas nas ações fiscais.

O Encontro

A abertura do 37º Enafit será no domingo à noite, no Espaço Mansion Eventos. Os trabalhos técnicos começam na segunda-feira pela manhã, 18 de novembro, e vai até sexta-feira, 22. Serão painéis, palestras, cursos para público interno e externo, mesa de debates e mesa redonda, apresentação de cases, Tribuna Livre, que vão girar em torno do tema “A Auditoria-Fiscal do Trabalho e o futuro do trabalho humano”. Além disso, será realizada a 11ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, que dá um panorama de aspectos do trabalho no mundo.

Os temas são os mais atuais possíveis, tanto em relação à atividade de Fiscalização do Trabalho como da conjuntura nacional. Proporcionar o debate é um dos principais objetivos do Enafit, que direciona as ações do Sindicato Nacional. Acesse aqui a programação técnica.

Ainda é possível se inscrever no 37º Enafit, no local do credenciamento, no Hotel Del Mar. A programação técnica será no Centro de Convenções José Carlos Silva, no mesmo hotel.