Notícia

35º Enafit: A reflexão sobre o mundo do trabalho e as ameaças aos direitos conquistados

Clique na imagem para ver todas as fotos

O 35º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit) ocorrerá de 10 a 15 de setembro, no Serhs Natal Grande Hotel, em Natal (RN). A capital potiguar será palco de um dos encontros mais emblemáticos da categoria que trará o tema: “A Auditoria-Fiscal do Trabalho combate o retrocesso social e o ataque ao trabalhador”.

Em 2017, os enafitianos irão analisar as conquistas dos Auditores-Fiscais do Trabalho e os novos desafios da atuação da categoria com a Lei nº 13.467/2017, reforma trabalhista.

Além disso, outras provocações permeiam o universo da Auditoria-Fiscal do Trabalho e estarão na agenda do 35º Enafit. No primeiro dia de debate, na segunda-feira, 11 de setembro, de 8h30 às 12h, haverá o encontro com os profissionais de SST do Rio Grande do Norte intitulado: Auditoria Fiscal do Trabalho – Segurança e Saúde no Trabalho e o eSocial; com os palestrantes Luiz Antônio Medeiros de Araújo e Calisto Torres Neto.

Simultaneamente, de 9h às 10h30, ocorrerá o painel A reforma trabalhista e o ataque às instituições que atuam em defesa do trabalhador. Os painelistas são os presidentes Carlos Silva (Sinait), Ângelo Fabiano Farias da Costa (ANPT), Guilherme Guimarães Feliciano (Anamatra) e a juíza do trabalho Patrícia Maeda. Eles terão como mediadores Rosa Maria Campos Jorge (vice-presidente do Sinait) e Virna Soraya Damasceno (Delegada Sindical do Sinait no Rio Grande do Norte e presidente do 35º Enafit).

De 10h30 às 12h, ocorrerá o encontro com a secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, que será mediado pela diretora de Prerrogativas do Sinait, Francimary Oliveira Michiles.

Na tarde de segunda-feira de 14h às 15h30 o debate será em torno do tema: Aprovação da Lei 13.464/2017, Bônus de Eficiência e Paridade e Autoridade Trabalhista. A discussão contará com a participação de integrantes da Diretoria Executiva Nacional do Sinait como Carlos Silva (presidente), Rosa Maria Campos Jorge (vice-presidente) e os coordenadores Milton de Vasconcelos Batista e José Arízio Fernandes.

De 15h30 às 17h30, ocorrerá um painel especial: Desafios e estratégias de atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho frente à reforma trabalhista. Os debates serão circunstanciados pelos painelistas Mônica Duailibe (Redução do trabalho assalariado no Brasil e no mundo; teletrabalho e autônomo exclusivo), Margarida Barreto de Almeida (trabalho intermitente; trabalho a tempo parcial e grupo econômico) e Alex Myller Duarte Lima (Negociado sobre o legislado; trabalho temporário e terceirização). Os coordenadores do painel serão Bob Everson Carvalho Machado e Rossana Nunes Chaves.

Inscreva-se! Ainda é tempo. As inscrições são feitas exclusivamente pelo hot site do Encontro: http://www.enafit.com.br/ .    

Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre a programação do 35º Encontro