Notícia

35º Enafit – Comissão define temas da programação técnica

Clique na imagem para ver todas as fotos

A Comissão Organizadora do 35º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit reuniu-se em Natal, capital do Rio Grande do Norte, nos dias 19 e 20 de junho. Na pauta, a discussão da programação técnica, a definição dos eventos culturais e estrutura do evento. O Encontro é organizado pelo Sinait e pela Delegacia Sindical do Rio Grande do Norte – DS/RN.

Dentro do tema do Encontro - A Auditoria-Fiscal do Trabalho combate o retrocesso social e o ataque ao trabalhador - todos os assuntos que estão em debate entre os Auditores-Fiscais do Trabalho no momento atual estão contemplados na programação técnica. Estão presentes temas de grande relevância como o combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil e a Segurança e Saúde no Trabalho, sob novas perspectivas, de acordo com as mudanças e alterações que estão sendo propostas nos âmbitos administrativo e político. A realidade da Auditoria-Fiscal do Trabalho após a aprovação da Medida Provisória – MP 765/2016 também será debatida sob diversos pontos de vista. Haverá espaço, ainda, para novidades na programação.

A solenidade de abertura do 35º Encontro ocorrerá na noite de domingo, 10 de setembro. Questões que envolvem a sociedade e aquelas pertinentes apenas à Auditoria-Fiscal do Trabalho serão discutidas em painéis de segunda a quinta-feira. Haverá um momento dedicado à interação com a comunidade, especialmente com profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho, tendo em vista o pleno funcionamento do eSocial.

O formato do 35º Enafit foi pensado para que o debate tenha espaço garantido, dando oportunidade para que surjam ideias, propostas e diretrizes da atuação do Sinait junto à sociedade, às entidades sindicais, ao governo e ao Congresso Nacional.

As propostas de reformas previdenciária e trabalhista, que estão em tramitação no Congresso Nacional, permearão vários debates, como não poderia deixar de ser, em razão dos grandes impactos que poderão ter sobre os procedimentos da fiscalização e sobre a vida funcional dos servidores públicos, além do mundo do trabalho de uma forma geral.

A Tribuna Livre, como é tradicional em ano eleitoral, fica reservada para a apresentação da(s) chapa(s) inscrita(s) para concorrer à Diretoria Executiva Nacional – DEN do Sinait.

A Comissão Organizadora considera que o desenho da programação foi concluído, faltando apenas um ajuste fino. A partir de agora, serão feitos os convites aos participantes que abordarão os temas propostos.

A programação cultural, que permite a interação entre Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, ocorrerá à noite, após o evento técnico, mesclando atrações típicas do Rio Grande do Norte com a participação da categoria, como é o caso da noite AFT, o artista é você.

Toda a programação técnica e os eventos culturais serão divulgados em breve.

Inscrições

As inscrições estão abertas e são feitas exclusivamente pela internet, no hot site do Enafit, dentro do site do Sinait. Todas as informações e orientações estão disponíveis. É possível se inscrever pela internet até o dia 1º de setembro. A partir do dia 2, as inscrições serão feitas apenas no local do evento, no Sehrs Natal Grand Hotel. A próxima virada de preço será no dia 11 de julho.

É importante lembrar que Auditores-Fiscais do Trabalho não podem ser inscritos como acompanhantes, sob hipótese alguma. É permitida a inscrição de Auditor-Fiscal do Trabalho não filiado ao Sindicato.

Reservas de passagens aéreas e hospedagem em Natal podem ser feitas com a Agência de Viagem Michele Tour, que conseguiu boas negociações e descontos com as empresas aéreas e a rede hoteleira local. Todas as informações podem ser conferidas no hot site.

A Comissão Organizadora informa que haverá um cyber espaço com computadores disponíveis para os enafitianos no Serhs Natal Grand Hotel, onde será desenvolvida toda a programação técnica.

Participaram da reunião, pelo Sinait, o presidente Carlos Silva, a vice-presidente Rosa Jorge e os diretores Alberlita Maria Silva, Ana Palmira Arruda Camargo, Rosângela Rassy, Vera Jatobá, Francisco Luís Lima e Hugo Carvalho. Pela DS/RN estiveram presentes a Delegada Sindical Virna Damasceno, Marinalva Dantas,

Nadja Caldas, Sarah de Medeiros Gazzaneo Cabral, José Arízio Fernandes e Luiz Antônio Medeiros de Araújo.