Notícia

34º Enafit - Evento refletiu momento importante da vida do país e da categoria

Clique na imagem para ver todas as fotos

A sessão de encerramento do 34º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho - Enafit ocorreu na tarde de quarta-feira, 9 de novembro, e teve debates acalorados, clima de despedida e a melancolia que marca o último dia de evento todos os anos desde a primeira edição, em 1982, em Belo Horizonte (MG). O Enafit reúne debates de qualidade técnica sem perder o clima de encontro e faz parte da vida dos Auditores-Fiscais do Trabalho. No encerramento isso fica claro: há espaço para discutir, concordar, discordar e terminar em harmonia, e, claro, na expectativa para o próximo.

Foi nesse clima que o presidente do Sinait, Carlos Silva, avaliou o evento. Para ele havia grande expectativa com o 34º Encontro, superada pela importância do momento em que ele aconteceu. “O evento se conectou com a realidade do mundo. Muitas coisas aconteceram neste ano, mudanças na condução do país, prisões importantes, a discussão da votação que pode levar à terceirização das atividades-fim. Para além disso, a categoria vive uma situação delicada que levou a uma luta longa, que não acabou: a luta pelo reconhecimento”.

O presidente do Sindicato falou ainda sobre informações que recebeu de parlamentares, de que o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, recebeu aval para encaminhar o PL que reestrutura a carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho. De acordo com ele, o evento serviu como pressão política para que tal informação chegasse naquele momento.

A vice-presidente do Sinait, Rosa Jorge, falou da greve da categoria, momento de repensar as atividades, sair do engessamento. “Nosso objetivo é: depois da greve nunca mais seremos uma categoria engessada. Para sempre, livre. Nós podemos e, antes de tudo, temos que nos fazer respeitar. Existia uma Auditoria-Fiscal do Trabalho antes da greve. Vai existir outra depois da greve, capaz de mudar a realidade do nosso país”, enfatizou.

Para o presidente do 34º Enafit, Pedro Paulo Martins, “certamente, as ideias debatidas no encontro servirão para o engrandecimento da carreira e também para atender os anseios da sociedade”.     ´ 

Homenagem

Na plenária de encerramento do 34º Enafit os Auditores-Fiscais do Trabalho aprovaram Moção de Agradecimento ao deputado federal Lelo Coimbra (PMDB/ES), que também é Auditor-Fiscal do Trabalho. Ele recebeu a indicação em razão do seu trabalho dedicado ao engrandecimento da categoria. Quem apresentou a proposta foi a vice-presidente Rosa Jorge, que falou do empenho do parlamentar para ajudar o Sindicato em suas lutas em defesa de uma Auditoria-Fiscal cada vez mais forte e reconhecida.   

35º Enafit - Natal (RN) espera a próxima edição do Encontro

A capital do Sol, eleita por unanimidade da plenária final do Encontro, vai sediar a próxima edição do Enafit. Cheia de belezas naturais que encantam turistas de todos os lugares, Natal oferece estrutura para garantir a qualidade e o conforto que o evento exige.

A Delegada Sindical do Sinait no Rio Grande do Norte, Virna Damasceno, apresentou a cidade e disse “que está com o coração e os braços abertos para receber os colegas”. A delegação do Estado apresentou um vídeo com informações sobre a cidade.

Balé

Para terminar, crianças e adolescentes do Ballet Comunitário Beija-Flor de Nilópolis fizeram três apresentações que integram parte do espetáculo “Surpresas”. O ballet é um dos projetos sociais da escola de samba de mesmo nome e foi criado no ano 2000 para atender crianças e adolescentes da comunidade. Seu objetivo é contribuir com a formação sociocultural dos alunos, por meio da arte. Em 16 anos de existência, cerca de dois mil alunos já passaram pelo projeto.